Curtir

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Especial Jackei Chan - Part.1

Em comemoração ao aniversário de Jackei Chan, resolvi fazer este artigo buscando informações sobre a história deste que atualmente, é um dos atores de filmes de ação chinês que faz o maior sucesso aqui no ocidente. Bom, vamos conferir!


Jackei Chan, cujo o nome de batismo é Chan Kwong-Sang, nasceu no dia 07 de abril de 1954 em Hong Kong. Quando ele estava com sete anos, seus pais tiveram a oportunidade de trabalhar na embaixada americana na Austrália, porém, eles foram impedidos de levá-lo junto. Então, ele foi contratado junto com mais de cem estudantes para a escola de Ópera Chinesa de Hong Kong, onde ele permaneceu por dez anos.

Jackei sempre se esforçava para ser escolhido para dublês de filmes de kung fu, já que frequentemente a escola fornecia estudantes.

"Eu adorava esta nos sets de filmagem... assistia tudo, aprendia tudo. Os escolhidos tinham mais comida".

Em pouco tempo ele estava sendo chamado para fazer cenas mais importantes, devido ao seu talento natural. Tornou-se diretor de dublês, desenvolvendo e fazendo sequências inteiras de ação.

Em 1971, ele formou-se na escola e em seguida foi para a Austrália onde trabalhou em alguns empregos estranhos. Assim, desiludido, retorna a Hong Kong e arruma emprego no famoso estúdio da Shaw Bros.

O primeiro grande filme de Jackei Chan foi “Fist of Fury”, do lendário Bruce Lee. Apesar dele ser um simples duble no filme causou uma ótima impressão em todos da equipe, principalmente em Bruce Lee que não poupava elogios ao Jackei.
Bruce Lee e Jackei Chan como dublê no  "Fist of Fury - 1971"
Jackei conta que fundamental para ele trabalhar no filme de Bruce Lee foi o seu treinamento na Academia de Drama Chinesa.

“Na escola o treinamento era muito doloroso e cruel, pois muitos estudantes eram duramente castigados por não conseguirem exercutar os movimentos com perfeição.”

Ele ainda continua dizendo que, “muitos até passavem fome como castigo pelo fracasso. Mas valeu apena! Eu aprendi a ser rigoroso comigo mesmo e sempre buscar o máximo para mim. Isso foi uma base muito sólida em minha vida”.

Após a morte de Bruce Lee, Jackei Chan, conseguiu entrar na indústria cinematográfica, e assim foi rotulado de o "próximo Bruce Lee". Diante disso, ele ficou muito infeliz, e assim, resolveu fazer filmes de kung fu com humor.

Na década de 1980, Jackei Chan teve chance na Golden Harvest de desenvolver um trabalho onde tivesse a sua marca, ele dirigiu, foi co-autor e atuou no “Yong Master”. Desde então, estrelou e/ou dirigiu 23 filmes, produziu outros dois, "Actress" e o premiado "Rouge".


O filme “Police Woman (Rumble in Hong Kong)”, 1972, foi seu primeiro filme onde ele preparou as sequências de lutas. No filme “Hong Kong Passenger”, 1974, foi seu primeiro papel na idade adulta como ator principal.


O filme "Snake in the Eagle´s Shadow - 1978" foi o primeiro grande sucesso, na produção deste filme, detalhe, por não usar dubles, ele sofreu seu primeiro acidente em filmagens na qual ocasionou uma fratura. Em seguida com ernome sucesso de crítica e bilheteria, o "Drunken Master -1978".

No "Feraless Hyena - 1979", Jackei Chan escreveu, atuou, dirigiu e trabalhou como coordenador de lutas e efeitos.

Um ponto importante sobre Jackei Chan é o fato dele ser exigente no que diz respeito a tudo o que acontece no set de filmagem, tal atitude é semelhante na sua vida pessoal. Ele é sempre franco e aberto as críticas, nunca perdeu sua predileção pela honestidade com tudo e com todos, tanto como ator quanto diretor.

Jackei dedica-se as inúmeras causas beneficentes e a projetos de serviços públicos como a Cruz Vermelha, a Unicef, a Children’s Cancer Fund e outras mais, além disso, em 1987, como a finalidade de financiar projetos, hospitais e bolsas de estudos, ele criou a Jackei Chan Charitable Foundation.



Nenhum comentário: