Curtir

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Especial Jet Li

Atualmente Jet Li divide com Jack Chan o posto de ator mais popular de filmes de ação chinês. Hoje este grande nome do wushu completa mais um ano de vida... A ele, PARABÉNS!

Convido a todos a conhecer um pouco da história de Jet Li, através de pequeno especial. Vamos conferir!

Li Lianjie é o nome de batismo, nasceu no dia 26 de abril de 1963 na cidade de Pequim. Filho caçula, estava com oito anos de idade quando seu professor de educação física na escola primária de Changgiao em Beijin o descobriu pulando com graça e agilidade. 


Diante do talento para o wushu, seu professor o enviou para a escola amadora de esportes em Beijin para treinar wushu sob a tutela do técnico Wu Bin. 

Após um período de três anos de treinamento intensido, Li começou a competir, os resultados foram impressionantes. Devido ao grande talento, ele ganhou cinco vezes seguidas o título de campeão nacional, sendo o primeiro aos onze anos de idade. 

As performance nas artes marciais, tornou Li em uma estrela nacional. Assim, aos 19 anos, ele estrelou seu primeiro trabalho como ator.

"O que os meus companheiros de equipe faziam uma vez, eu fazia três. Para aproveitar o máximo do meu tempo, eu treinava no ginásio mesmo aos domingos, quando todos os outros estavam descansando".


Seu primeiro filme foi Shaolin Temple (1982), na época do lançamento os filmes do gênero de artes marciais estavam com baixa popularidade. No entanto, para surpresa de Jet Li, o filme teve um sucesso fantástico.
O objetivo de Jet Li no inicio era divulgar o wushu através do filme e o fato de se tornar uma celebridade o deiou um pouco preocupado. Mesmo assim, ele aceitou o desafio de continuar fazendo filmes.

Ao dirigir o filme Born To Defence (1987), Jet Li deparou-se com o fracasso de bilheteria e as críticas não foram favoráveis. No entnato, ele não parou. Logo, ele foi convidado para interpretar o papel do lendário lutador Wong Fei Hung no filme "Era Uma Vez Na China" (1992) este trabalho marcou a sua carreira, assim, associam o personagem a sua imagem até hoje.


Ja consolidado como ator de filmes de ação, Jet Li foi convidado para esta na quarta sequência da franquia "Máquina Mortífera" (1998), ele aceitou, mas com uma condição, estrelar a próxima produção de Joel Silver. Assim, ele ganhou seu primeiro papel em um filme americano, mas também, o primeiro papel como vilão.

Em seguida, estrelou o filme "Romeu Tem Que Morrer" (2000), esse filme teve uma leve inspiração na história de Romeu e Julieta, porém, o enredo do filme misturou a máfia, artes marciais e piadas culturais. O filme foi um sucesso de bilheteria e ainda hoje é considerado como o filme que apresentou Jet Li ao mundo ocidental.

A partir disso, Jet Li se divide entre filmes asiáticos e ocidentais até hoje. O filme "O Reino Proibido" foi a realização do sonho de milhares de fãs de filmes de kung fu que sempre desejaram um filme onde pudesse assistir Jet Li e Jackei Chan juntos, um lutando contra o outro.

Jet Li e Jackei Chan em ação no filme "O Reino Proíbido - 2008"
Em 2008, Jet Li ganhou o premio de melhor ator no Hong Kong Filws Awards - o "Osca de Hong Kong" - por sua atuação em "Os Senhores da Guerra" (2007). Jet Li deu um tempo das telonas do cinema, hoje dedica-se a cuidar de sua família e de seus projetos filantrópicos.

Recentemente, Jet Li atuou na franquia "Os Mercenários" (2010) ao lado de grandes nomes de filmes de ação como  Sylvester Stallone, Jason Statham, Dolph Lundgren e tantos outros e esta escalado para a sequencia desta franquia.

As marcas das mão de Jet Li na Av. dos Astros em Hong Kong.

Alguns fatos marcantes na vida de Jet Li:

É devoto ao budismo;

Em 1982 ganhou seu nome artístico. Jet significa: jato, avião - por isso foi escolhido com a intenção de que sua carreira como ator iria decolar;

Ganhou respeito de seu povo menino - durante uma apresentação na Casa Branca, o Presidente Nixon o convidou para ser seu guarda costa (claro que tratou-se de uma brincadeira), mas Jet Li respondeu:


"Eu não quero proteger nenhum indivíduo. Quando eu crescer, quero defender meus conterrâneos chineses!". 

Foi o primeiro a ser convidado para interpretar Li Mu Bai no filme "O Tigre e o Dragão", recusou o convite, pois havia prometido à esposa que no período de sua gravidez ele não iria trabalhar; 

De férias na capital das Ilhas Maldivas, Jet Li teve uma horrível experiência por causa da tsunami que devastou a Indonésia e o Sri Lanka. Por causa disso, criou a The One Fundation, Ong que ajuda em casos de desastres internacionais.
Bom pessoal, a história de Jet Li é muito grande, afinal ele participou em mais de 37 filmes, mesmo assim, espero que tenham gostado!

Selecionei este documentário, Jet Li - Corpo e Mente, aproveite e confira:



Para saber mais sobre ele, acesse o site oficial clicando aqui.
É isso ae... até a próxima.
Abraço. 


Fontes: Jet Li wikipédia; google imagens


Nenhum comentário: