Curtir

domingo, 15 de abril de 2012

União Guerreiros de Shaolin

Hoje iremos conhecer um pouco do perfil da União Guerreiros de Shaolin (UGS), fundada no dia 27 de março de 1998 pelo Profº Jaime Domingos, cujo objetivo é difundir a arte do kung fu no Brasil.


"Este relato, dirige-se em geral aos praticantes independente da escolaridade ou grau atingido dentro da modalidade, com isso, desejamos transmitir a trajetória e os preceitos da escola UNIÃO GUERREIROS DE SHAOLIN que completa neste ano de 2012 seus 14 anos de existência."
Profº Jaime Domingues

 
A trajetória da UGS começou no ano de 1997 em uma pequena academia de Ginástica localizada na zona sul de São Paulo. O Professor Jaime começou a ministrar aulas de kung fu estilo Garra de Dragão, dando assim, inicio a instituição União Guerreiros de Shaolin.

No inicio, teve muitas dificuldades na divulgação, na época o estilo Dragão não era tão conhecido como os estilos Garra de Tigre e o Garra de Águia que já tinham suas estruturas consolidadas desde os anos 70. O único apoio que receberam na época foi da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KUNG FU SHAOLIN (CBKFS) que divulgou o estilo Dragão no Brasil através da Revista Academias. 

Em 1998, o Profº Jaime teve a iniciativa muito importante para a sua carreira, iniciou a pratica do estilo Garra de Águia, linhagem do Grão Mestre Li Wing Kay, único representante na America do Sul naquele período. Neste mesmo ano, no dia 27 de março, fundou oficialmente a UGS, passando a representar o Kung Fu de Shaolin em todo país.

Professor Jaime Domingos e Mestre Barbosa

Em 1999, a União Guerreiros de Shaolin, destacou-se por promover o 1º Torneio Interno, além de conquistas em competições importantes dentro e fora do Brasil. Diante do sucesso alcançado, em 2002 realizaram um dos mais importantes eventos de Kung Fu de sua história. Reuniram cerca de 400 atletas de seu Clã Marcial que se destacaram tanto no talento marcial quanto na organização deste evento, tendo em vista as metas alcançadas em pouco tempo de existência.

Tais resultados, ocasionaram perseguições políticas, sobre este fato, o Profº Jaime relata que "invejavam o  progresso de nosso trabalho, por falta de recursos, no ano de 2005 algumas de nossas escolas tiveram que fechar as portas, pois, o estilo Dragão passou a ser perseguido como de origem duvidosa e difamado pelas autoridades do Kung Fu de São Paulo."

"Mas, devido ao apoio e ao incentivo dos meus discípulos e amigos, em 2007, a UGS foram acolhidos pela Associação Shaolin Garra de Águia que tem por Presidente o Mestre Barbosa, discípulo direto do Grão Mestre Li Wing Kay."

Grão Mestre Li Wing Kay e Profº Jaime Domingos

Jaime continua o relato da trajetória, dizendo que já é formado na modalidade e decidiu dar continuidade ao trabalho, divulgando e representando o estilo Garra de Águia em todo território nacional através da União Guerreiros de Shaolin.

Sobre o Professor Jaime Domingos:

Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 20 de fevereiro de 1979.


Iniciou os seus estudos nas artes marciais aos 8 anos de idade, treinando karatê, Judô e Jujitsu. Mas, foi no kung fu que dedicou a sua vida.

Formou-se no estilo Garra de Dragão na cidade de Belém do Pará, hoje, além de formado, ele é professor ativo do estilo Garra de Águia na cidade de São Paulo. 

Atualmente é Presidente da UNIÃO GUERREIROS DE SHAOLIN (UGS) entidade esta que foi fundada 27-03-1998.

Ele compartilha conosco a sua visão sobre o kung fu, através de alguns pontos, confiram!

O que é o kung fu?

Todos nós praticante do lendário kung fu shaolin sabemos seus significados por meios de livros, revistas e principalmente pela internet sabemos como é fácil adquirir essas informações. O kung fu por ter variados significados muitas vezes deixa de ser algo valorizado pelos estudiosos nas suas conclusões.

Kung fu no dialeto cantonês, quer dizer trabalho, jornada de trabalho, saber fazer, dependendo da forma que era encontrada no texto, nada tinha haver com técnica de combate. A expressão gramaticamente correta para designar arte marcial é o Kuo Shu ou Wu Shu originários do mandarim. 

Alguém poderia perguntar: porque então foi escolhido a palavra kung fu e não kuo shu ou wu shu para representar a arte marcial? Muito simples, os primeiros imigrantes chineses eram de cantão, uma região litorânea no sul da china.

Essas pessoas se espalharam por todo mundo para tentar ganhar á vida e ter melhores condições de vida do que possuíam em seu país de origem. Para eles não era fácil se comunicar com outras pessoas, principalmente porque o idioma chinês era complicado. Eles eram trabalhadores simples e sempre reservavam um tempo de lazer para treinar a arte que aprenderam na china, outras vezes eram provocados por serem orientais, por terem uma estrutura física franzina, eram provocados para brigas e por saberem se defender eles ganhavam as lutas de pessoas maiores fisicamente. 

Evidentemente, isso causava surpresa nos habitantes locais de qualquer país, que se perguntavam, que técnica era essa que um homem tão pequeno podia bater com facilidade em qualquer grandalhão? Na sua curisiodade as pessoas indagavam aos chineses como se chamava as técnicas que eles praticavam, ai começava a confusão de idiomas, os chineses queriam explicar que para saber tais movimentos era necessário treinar muito, era preciso dedicar algumas horas por dias a essas técnicas. Enfim, era um trabalho árduo, como não tinha o vocabulário suficiente para conversar respondiam simplesmente.

E que Kung fu significava trabalho intenso para ficar bom nisso ou simplesmente saber fazer e assim as pessoas passaram a interpretar que aqueles chineses cantoneses praticavam uma luta de nome Kung fu e foi assim que se espalhou pelo mundo.

A Origem:

Alguns defendem a idéia de que PO Ti Ta Mo (Bodhi Dharmo) monge budista da índia, 28º patriarca do budismo indiano e 1º patriarca do budismo chinês, dizem que por volta 527 D.C Bodhidharma trouxe uma arte marcial antiguíssima originária da índia e ensinou conjuntamente como doutrina do budismo no templo de Shaolin.

Outra opinião diz que dificilmente se saberá de onde vem o kung Fu, em alguns livros, encontra-se referência do kung fu do ano 2.674 A.C onde tropas do imperador Huang ti, chamado também de imperador amarelo tiverem que conter uma rebelião de senhores feudais, que queriam dividir a china entre si, as tropas do imperador venceram com uma técnica guerreira conhecida como Kung Fu mesmo não podendo precisar exatamente a origem do kung fu é importante que os praticantes desta arte marcial conheçam a enorme quantidade de opinião que existe a esse respeito.

O Kung fu e a religião:

Não precisamos mudar nossas crenças e opiniões para treinamos o Kung Fu Shaolin, mais importante que religião é o respeito pelas pessoas. Quantos são aqueles que não seguem religião alguma, mas seus corações são verdadeiros. O kung fu não é religião, kung fu é uma das mais diversas formas de se sentir bem com as pessoas e consigo mesmo.

Nosso objetivo é respeitar os conceitos e as escolhas de cada praticante, não influenciar a qualquer pratica religiosa, não queremos constrangi e nem feri os princípios e a particularidade do praticante.

A União Guerreiros de Shaolin quer exclusivamente manter os valores educativos independente de religião cor, raça ou cultura. Queremos transmitir valores nobres pelas nossas ações do dia a dia, mostrando a direção, o respeito e de como obter e manter uma vida saudável longe de tudo aquilo que destrói nosso corpo, a mente e alma.

O Kung Fu contemporâneo:

O que o kung fu significa para cada praticante no seu particular? Faço essa pergunta porque todos nós temos um alvo, um objetivo em tudo que queremos ou fazemos em particular, o kung fu pode proporcionar benefícios ao nosso corpo, mente e alma.

Todos nós que praticamos alguma atividade física sabemos a importância e os benefícios que os exercícios físicos nos proporciona, no kung fu, isso é uma das mais variadas qualidades, pois não só evoluímos fisicamente, mas também melhoramos como seres humanos, todos nós temos nossas limitações que devem ser sempre respeitadas.

Kung fu é uma arte marcial muito diferenciada das outras porque dentro deste universo se encontra todas as variações técnicas existente no mundo das artes marciais. Mais importante que treinar kung fu é permanecer determinado e ser paciente, o kung fu não é um simples percurso, o kung fu é uma jornada sem fim.

Jaime Domingos.

Professor Jaime e seus alunos

Deseja saber mais sobre a UGS, então entre em contato clicando aqui

Bom pessoal, agradeço pela visita... aproveite e deixe sua dica.
Quer esta aqui? Então, mande a sua história.


Força e paz a todos!

Nenhum comentário: